segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Demoiselles, Mademoiselles ou Damas Adultas!

Depois de muito tempo sem aparecer por aqui... hoje venho tratar de um assunto que minha cunhadinha, que vai casar em novembro, me perguntou: qual a função das demoiselles ou mademoiselles ou damas adultas! E aproveitei pra falar um pouquinho sobre o assunto com vocês!

“Antigamente as moças chamavam-se mademoiselles, eram todas mimosas e muito prendadas.”(Trecho de crônica de Carlos Drummond de Andrade)



As Mademoiselles são uma tradição americana que cada vez mais vem sendo comum aqui no Brasil. Nos Estados Unidos, elas ajudam a noiva com os preparativos do casamento, como se fosse uma cerimonialista, Na frança, esse termo é dado as damas da sociedade, pessoas importantes.

A Demoiselle, aqui no brasil, tem outro papel no casamento. A sua presença diz respeito ao auxílio da noiva em situações nas quais ela não consegue "se virar" sozinha. Cuidando do buquê, ajetando o vestido na hora da saída do cortejo etc.

As Damas de Honra adultas são geralmente as melhores amigas, irmãs ou primas da noiva que tenham intimidade, sendo uma companhia e uma presença que lhe dê segurança e conforto no dia do casamento.
Então, sabe aquelas amigas especiais e que você quer prestigiá-la no seu casamento? Pois é, elas podem fazer parte do seu grupo de "amigas da noiva" ou " Demoiselles".


Não é obrigado escolher ou demoiselles ou damas crianças, já que elas têm diferentes, porém é importante ficar atenta em não sobrecarregar de pessoas o cortejo para não ficar lotado de pessoas. A quantidade de damas adultas também pode variar e fica a critéirio da noiva (no máximo 8). O ideal é que sejam um numero par, podendo arrumar de forma que fiquem os lados iguais!



No caso de optar pelas duas, damas adultas e crianças, o cortejo segue a seguinte ordem: daminhas (depois do noivo), depois as demoiselles e em seguida a noiva! OBS; cada uma com uma música diferente!

E os vestidos? Bom, Não precisam ser iguais!!! Podem ser de cores iguais e modelos diferentes, ou ainda podem ter modelos iguais e de cores diferentes. Os tons devem ser, de preferência, claros e discreto. Mas fica a escolha da noiva, não é regra! E também depende do local e horário da cerimônia! Só é preciso que exista harmonia em elas.

Vestidos de cores e modelos iguais!

Vestidos com a mesma cor e modelos diferentes!

Vestidos com modelos iguais e cores diferentes!

Vestidos com modelos iguais e cores diferentes!

Cores iguais e modelos diferentes / Cores diferentes e modelos iguais!

As mademoiselles também seguram um pequeno buquê, por isso podem ser conhecidas como "damas das flores". Este deve ser iguais entre si, mas diferente do da noiva.







Bom meninas, a ideia de ter uma pessoa próxima que vai acompanhar e ajudar a noiva durante a cerimônia, alguém que a um simples olhar entenda o chamado e venha socorrer a noiva é muito boa! O que vocês acham?

Eu antes desse post estava decidida de não ter demoiselles, porém agora já estou na dúvida1 hehehehehe.. porém não abro mão das minhas daminhas que já  estão escolhidas e são LINDAS por sinal! A dúvida é apenas se acrescento ou não as damas adultas! =D

Vou ficando por aqui.. espero ter tirado algumas dúvidas de algumas noivinhas!

Uma semana abençoada pra todas!
Carolzinha Oliveira







2 comentários:

  1. Amei as dicas, pois estava precisando encontrar alguma coisa a respeito.

    ResponderExcluir